O FUNRURAL – Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural é um imposto de contribuição previdenciária, incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural e que, no caso da bovinocultura de corte, incide sobre o valor bruto do produto negociado.

De acordo com novas diretrizes da lei 13.606/2018, para o ano de 2019, os produtores rurais já podem optar pelo recolhimento com base na folha de salário ou venda de produtos. É importante ficar atento, pois a primeira venda determinará a forma de recolhimento durante o ano todo. Caso não haja venda em janeiro e a opção for receber sobre a folha de salário, o pagamento / recolhimento tem que ser feito até o dia 20 do mês seguinte.

Para que a contribuição seja efetiva é preciso apresentar uma declaração no momento da venda dos produtos para a Coopama, que está disponível nos Departamentos de Café e Cereais da Coopama.

Os produtores que não optarem pelo recolhimento da folha, a retenção do FUNRURAL deve ser feita normalmente e não há necessidade de formalizar uma declaração por parte do produtor.

Procure seu contador para maiores informações e identificação da opção que lhe for mais favorável.

Willian Conti
Departamento Contábil
35 3295-0175