O café, seja com açúcar, adoçante, puro ou com leite, é uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros. E é através dessa paixão, que o interesse pela produção e degustação de cafés de qualidade apresenta um grande crescimento.

A Cooperativa Agrária de Machado promove todos os anos o seu Concurso de Cafés Especiais e em 2019, a 7ª edição foi realizada no dia 7 de novembro. Além de premiar os melhores aromas e sabores, o evento tem o intuito de incentivar a produção no Sul de Minas.

Foram pré selecionadas 79 amostras que os cooperados depositaram em nossos armazéns de Machado e Poço Fundo. Depois fizemos as provas com a participação de 5 provadores da região com certificados Q-Grader, que são provadores e classificadores de café reconhecidos mundialmente pelo Coffee Quality Institute (CQI), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA)”, com o apoio do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado e coordenação do Prof. Leandro Paiva”, explica o Gerente do Departamento de Café da Coopama, David Rodrigues.

Durante a programação do evento, os convidados participaram da palestra “Tecnologias visando aumento de competitividade: sustentabilidade na produção de cafés especiais”, ministrada por Guy Carvalho. O palestrante, que possui MBA em Gestão em Agronegócios, pela FGV e Especialização em Agronegócio do Café pela Universidade Illy, aplica suas pesquisas na prática e atua como cafeicultor em Guaranésia e Cabo Verde.

Os 10 premiados no 7° Concurso de Cafés Especiais receberam certificado de participação e troféu, além de brindes oferecidos pelos parceiros de marketing da Coopama.

Confira abaixo a classificação dos produtores e suas respectivas pontuações:

lugar: Maria Virgínia Correa de Castro Coelho – 86,00

lugar: Luíz Fernando Fagundes Gouvêa – 85,525

lugar: João Gualberto Amaral Carneiro – 85,250

lugar: Luíz Vilhena Braga – 85,050

lugar: Varnei Caliare Alves – 85,025

lugar: Sildes Caixeta Gonçalves – 84,830

lugar: Antônio Marques de Lima – 84,825

lugar: Onilson José Melotto Júnior – 84,350

lugar: Humberto José Ribeiro – 84,130

10º lugar: Humberto Marcos de Oliveira Souza Dias – 84,125

A Coopama agradece a participação de todos os cooperados que enviaram suas amostras para o Concurso, as autoridades da cafeicultura que estiveram no evento e aos produtores premiados pela confiança no trabalho sério e compromissado que a cooperativa realiza ao longo dos anos na região.