O primeiro sábado de julho marca o “Dia de Cooperar”. Uma data criada pelo sistema Ocemg, com o objetivo de valorizar o trabalho voluntário e contribuir com o desenvolvimento social das comunidades.
O “Dia C” está alinhado com o 7º principio cooperativista, que é o interesse pela comunidade, e o valor da responsabilidade social.
Esse ano, o projeto “Aprender Brincando”, foi a forma encontrada pela Coopama para promover uma transformação social no Bairro Santo Antônio 2, em Machado. O projeto oferece apoio à Associação Movidos pelo Amor, que atende 42 crianças carentes.
O projeto se tornou uma alternativa para que as crianças não fiquem na rua, melhorem o desempenho escolar, sejam socializadas e exerçam a cidadania, de maneira lúdica e educativa.
Com a pandemia, as atividades na sede do projeto estão suspensas, mas as crianças não ficaram desamparadas.
Todos os dias, com o apoio da Coopama e empresas parceiras, elas recebem pães e leites visando à segurança alimentar dessas famílias.
Pensando nas atividades educativas, uma brinquedoteca será montada no espaço da associação.
Dessa forma as crianças serão atendidas com brinquedos educativos, que poderão ser levados para casa em forma de empréstimo. Enquanto fazem uso de brinquedos educativos, as crianças estimulam as habilidades motoras, a atenção e a capacidade de memorização e de expressão. Com essa ação, as crianças, mesmo em casa, terão a oportunidade de brincar e aprender.
Para a coordenadora da Associação, Adriana Fernandes, o projeto é a realização de um sonho: “O projeto começou quando duas crianças bateram na minha porta pedindo um pão. Saber que hoje em dia podemos oferecer muito mais que isso é um sonho. E fico muito feliz de ter a ajuda da comunidade e de parceiros como a Coopama. Sem esse apoio não seria possível ajudar tanta gente.”