Governo prorroga prazo para inscrição do CAR

Governo prorroga prazo para inscrição do CAR

Foi prorrogado pelo Governo Federal para o dia 31 de maio de 2018, o prazo para que produtores rurais de todo o país façam a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O decreto de prorrogação foi assinado no dia 29 de dezembro pelo presidente Michel Temer. O antigo decreto tinha como expiração o dia 31 de dezembro de 2017.

A adesão ao CAR é uma das obrigatoriedades previstas no Código Florestal, vigente no Brasil desde 2013. Por esse motivo, o governo já prorrogou outras vezes o prazo de inscrição para possibilitar aos agricultores e pecuaristas mais tempo para se regularizarem. Quem não se cadastrar, poderá ser impedido de tomar crédito rural em agências bancárias, conforme previsto em Lei.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável pelo gerenciamento do CAR, quase todas as propriedades rurais brasileiras já estão inseridas no cadastro – mais de quatro milhões de imóveis rurais registrados. Apesar disso, ainda existem pequenos produtores que vêm encontrando dificuldades em acessar o sistema e informar seus dados ambientais.

Comments are closed.